Qualquer pessoa com renda mensal de até R$ 8 mil pode participar do programa, desde que cumpra todos os requisitos determinados pela Caixa Econômica Federal. O MCMV é dividido em 3 faixas com diferentes condições de financiamento, garantindo juros mais baixos e subsídio maior para quem tem renda mais baixa.
Conheça as faixas:
Vale destacar que alguns casos ainda podem contar com a vantagem do subsídio habitacional: nestes casos, o governo paga uma parte do seu imóvel e você não precisa se preocupar em devolver esse dinheiro. Para definir a concessão do benefício, fatores como a sua renda, a faixa do programa na qual você se encaixa e o valor do imóvel são considerados.
Se você preenche todos os requisitos, existem duas formas de fazer a contratação: por meio de uma entidade organizadora, como construtoras parceiras (exemplo: Genea Construtora), ou diretamente com a Caixa.
Para quem está na Faixa 1 do programa, o processo é um pouco diferente: você precisa se cadastrar na prefeitura da sua cidade ou em uma entidade organizadora e aguardar o processo de seleção. Uma vez selecionado, você pode ser sorteado e depois acontece a entrega das chaves: pronto, a casa própria é toda sua!
Não, o Minha Casa, Minha Vida possui algumas regras que variam de uma cidade para outra. Em geral, é preciso ser um imóvel novo e estar dentro dos limites do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de cada cidade.